A influência da Apple no design e webdesign

Untitled-1

O título poderá ser um pouco exagerado, ou não…
Actualmente a fusão da comunicação entre as tecnologias de informação e dos pós-PC (termo actualmente muito utilizado pela Apple), é cada vez mais uniforme. Os pós-PC estão na moda, eles são tablets, smartphone, notes, etc. largaram o rato, o teclado físico e agora, ao contrário que acontece nos PC's, o monitor está cheio de dedadas.
Esta nova forma de usabilidade recriou questões ao nível do design, anteriormente acedíamos à Internet exclusivamente através dos PC's e para tal era necessário um rato e um teclado para poder navegar na WWW. Nos últimos 2 anos os pós-PC deixaram de ser uma tecnologia que só alguns tinham acesso, os números dizem que hoje em dia vende-se mais pós-PC que computadores pessoais. A massificação dos pós-PC criou um dilema na comunicação ao nível do design e webdesign, os designers estavam habituados a comunicar de uma forma completamente diferente, mas a interactividade do toque no ecrã com os dedos e não necessitar da famosa "stylus", a não utilização do plugin Flash e a possibilidade de ter uma rotação do ecrã oferecendo duas resoluções completamente diferentes, obriga que os designers reflictam a forma de comunicar/criar nas multi-plataformas.
A Apple que sempre foi fã (através do seu SEO Steve Jobs) do design minimalista nos seus produtos de hardware e software, deu o mote no design e webdesign do caminho a seguir quando criamos nos produtos online. Sim a mão e o dedo são "instrumentos" naturais, no entanto não têm a mesma precisão que uma caneta ou rato, ganhou-se na plasticidade dos movimentos, perdeu-se na precisão. Mas isso não é obrigatoriamente mau, é aí que entram os designers. Os designers vêem, se não vêem deveriam de ver, estas novas formas de interacção como novos desafios e novas "modas" de comunicação dos projectos.
Pessoalmente penso que tudo ficou a ganhar com esta mudança, o design é mais funcional, simples, largou-se finalmente o conceito de "design-aventura" que o utilizador tinha que varrer com o rato quase pixel-por-pixel a procurar se aparecia uma interactividade qualquer subliminar, logo muitas vezes o conteúdo não era visualizado porque olhava-se mais para a forma e esquecia-se a função.
O exemplo do site Suit Up or Die Magazine que é uma revista que se pode ler no ecrã do PC, é um excelente exemplo de um site criado com preocupação de ser visto, usado e abusado também através de pós-PC. O design mais parece de uma App que foi desenvolvida para iPad, mas não, é um site, um simples site mas cheio de forma/função, ou seja, design.
Advertisement

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s